Arena do Timão. Vamos pra Itaquera de Bonde???

Olá Rapaziada, conforme escrevi no post anterior, continuo achando tímida a participação do poder público para a melhoria da mobilidade urbana na zona leste, o trem e o metro já estão saturados e até inseguros e com tanta gente sendo carregada de forma sub-humana.Vivemos numa cidade gigante e precisamos de soluções mais rápidas e baratas, não dá pra esperar 10 anos para que uma estação de metro seja inaugurada, a Prefeitura e o Governo do Estado deveriam aproveitar a COPA para apresentar para a população e para o mundo algo que realmente melhore a situação, ainda mais na zona leste que quase nunca teve atenção. Mas como sempre digo, gosto de fazer críticas mas procuro sempre dar uma sugestão para melhorar, mesmo sendo um simples cidadão e não exatamente um entendido do assunto.

Daí pensei , o que será que dá pra fazer???

Na verdade é um bonde, quer dizer um VLT (Veiculo Leve Sobre Trilhos) um bonde moderno, uma solução simples, mais barata, rápida e que não polui, além disto não será necessário fazer dezenas de desapropriações que são necessárias quando o metro tem que passar em algum local. Este tipo de transporte  praticamente resolveu o problema de locomoção em muitas cidades da França e em toda a Europa e que aqui na zona leste poderia servir de apoio para resolver o problema da superlotação da linha vermelha do metro, até porque os tais VLTs poderiam correr praticamente em paralelo com o metro. Dá uma olhada por dentro, bem parecido com o trem e o metrô.

Para a implantação deste transporte é necessário apenas duas faixas de alguma grande avenida, quem sabe a Celso Garcia ou a própria Radial leste, isto sem falar que o custo do tal VLT é infinitamente menor que o custo do metrô e que em menos de 2 anos poderíamos ter uma linha ligando o centro de São Paulo até Itaquera, até porque são apenas 12 kilômetros de distância.

Pude constatar também que hoje o metrô leva 60 mil pessoas por hora no horário de pico e o VLT pode levar 25 mil  por hora, o que teoricamente poderia diminuir em quase 40% a lotação do metrô naqueles momentos mais críticos, você que todo dia passa pelo perrengue do aperto não acharia melhor pegar um metrô onde você pelo menos consegue entrar como gente??? E além disto, ter uma outra alternativa de transporte público.

Mas onde já existe isto???

Cidades como Lion na França e Barcelona já possuem os tais VLTs em suas ruas, o que fez até o trânsito melhorar, pois com transporte digno, as pessoas até passam a deixar seu carro em casa, principalmente para ir trabalhar. Aqui no Brasil temos vários projetos já em andamento, um dos principais é o de Cuiabá, que antes da Copa de 2014 estará pronto, serão 23 kilometros, ou seja, se a Prefeitura e o Governo do Estado quiserem podemos ter sim na Copa de 2014, até porque do centro da cidade até Itaquera são 12 kilômetros e avenidas que levam para Itaquera são praticamente em linha reta, o que poderia ser estudado também é uma alternativa para que esse bonde moderno possa também funcionar com etanol para os momentos onde não houver energia elétrica.

Voces sabiam que existe uma empresa brasileira produz o VLT???

É isto mesmo, a empresa Bom Sinal,  (http://www.bomsinal.com) fabrica 3 tipos de VLTs, como este acima, com capacidades para 358, 526 e  776 pessoas respectivamente,vale a pena até uma visita no site deles  e ver como é simplesmente absurda a idéia que uma empresa do nosso país fabrique algo que com certeza vai ajudar a resolver o problema de mobilidade urbana e o poder público aqui de São Paulo não está  desenvolvendo nenhum projeto aqui em nossa cidade, até lá em Crato no Ceará já tem  linha de VLT,  Santos já está com um projeto em andamento, o de Fortaleza está quase pronto. Então por que será que na cidade de São Paulo, que necessita pra caramba nem se fala nisto???

Enfim, o que podemos concluir é que para resolver o problema que temos no deslocamento para Itaquera, podemos ter uma  solução até simples, sempre lembrando que a zona leste é praticamente é um país, com praticamente 4 milhões de pessoas e eleitores, que estão querendo uma solução para o metrô e trem superlotados, toda vez que você estiver apertado no transporte público, lembre que algo bem simples já poderia ter sido feito para que sua viagem fosse mais digna, confortável e rápida,  o político que tiver a sensibilidade de colocar um projeto destes em prática não será nunca esquecido nas urnas, não é verdade????

2 Respostas to “Arena do Timão. Vamos pra Itaquera de Bonde???”

  1. Dener Says:

    Já esta em construção o Expresso Tiradentes, que será uma nova linha do sistema metropolitano, que com certeza desafogará um pouco a Linha 3 – Vermelha, pois essa linha passará pela Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes, se ele ficar pronto até 2014, com certeza melhorará e muito o fluxo de passageiros na Nossa ZL.
    Existe informações do governo que a linha 6 – laranja, irá da Brasilandia na ZN passando por São Joaquim na região Central, até a região do Shopping Aricanduva. Isso com certeza tb ajudará e muito, mas infelizmente não teremos essa linha tão em breve, pois as obras começaram pelo lado da Zona Norte.
    A Respeito da Celso Garcia, existe um projeto, que é muito embrionario ainda, mas que fala da construção de uma linha de metro na propria avenida. De uma olhada no link e veja os futuros planos de novos governantes para a nossa Cidade. Abç.

    http://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=205710158030096093912.00047ff360f680698cebd

    • josuesbf Says:

      Olá Dener, obrigado pela visita e pelas informações que voce passou irei pesquisar e ficar ciente do que já está planejado mas creio que podemos ganhar um tempo danado se implantarmos um VLT, esses projetos do governo podem ser ótimo mas estão demorando muito para sair do papel!!!!
      ABRAÇO…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: