Todos os estádios terão ajuda do Poder Público, e agora o que vão dizer???

Olá rapaziada, voltando após um tempão de ausência, confesso que não conseguia falar nada enquanto não conseguíssemos o tão sonhado Penta, que chegou, graças a Deus e com bastante sofrimento, fiquei muito triste como todo Corintiano com o que aconteceu com o DR. Sócrates, um dos maiores ídolos da nossa história gloriosa, que neste momento está a torcer pelo TIMÃO mas lá no anel superior da arquibancada.

Neste primeiro post de 2012, prestei a atenção em alguns detalhes que passaram desapercebido da grande imprensa, em 2014 teremos 3 grandes arenas aqui na cidade, digo isto com alegria, pois hoje o que temos são estádios antigos, inseguros e com poucas entradas e saídas e aquém daquilo que o torcedor merece, isto sem contar no conforto, que é zero, aliás olhem só na imagem acima, mais uma projeção de como ficará nossa casa e o entorno, estão cada vez melhores as perspectivas do nosso tão sonhado estádio.

Antes de falarmos o que vai acontecer com os estádios aqui na cidade vamos começar lembrando rapidamente da nossa história.

A nossa Arena foi apoiada  pelo poder público muito pelo fato de ser o responsável pela abertura da Copa de 2014, teremos incentivos fiscais, que alias é conseqüência de uma lei que já existia e que ninguém acreditou e que não foi criada para “fazer o nosso estádio” como alguns da mídia dizem.

Além disto,  teremos um empréstimo do BNDES que será pago em parte pela venda do nome do estádio. Bom, tudo isto a gente já sabia ou tinha idéia, e aprendemos que sem apoio público nada teria saído do chão, digo isto pois toda a parte burocrática foi agilizada, como documentações e alvarás e tudo aquilo que a tal burocracia emperra.

E com nossos rivais que terão suas arenas reformadas ou quase construídas novamente, também terão  ajuda pública para colocarem os seus projetos em prática, ou vocês acham que é a toa que eles convidam o Prefeito e o Governador para cada festa de lançamento de algum projeto???? Vamos começar a ver o que acontecerá com o nosso rival da Vila Sonia, que alias tem um belo projeto, incluindo cobertura do estádio, o tão comentado estacionamento e até um hotel.

 

O que eles precisarão do poder público???

Com o novo projeto as novas estruturas representariam um aumento na taxa de ocupação do terreno. Isto descumpriria a lei, que limita o uso de 60% do terreno para edificações. O prefeito Gilberto Kassab, no entanto, falou sobre  um possível acordo entre o time do Morumbi e a prefeitura. O complexo do Morumbi tem 135 mil m² de área construída. Com o terreno tem 154 mil m², a taxa de ocupação é de 87%. A lei, porém, é posterior à construção do estádio. Então é fácil saber que o hotel e estacionamento só sairão se houver alguma mudança na legislação, fora que o tal monotrilho que virá do aeroporto de Congonhas ajudaria muito na viabilidade comercial desta história, ou seja, nossos adversários terão sim um apoio e ajuda do poder público para tirar tudo isto do papel, isto sem contar que a construção do tal monotrilho não é uma obra fundamental para a população local, que inclusive é contra, lembrando que o projeto deste metrô de superfície passará de 1 bilhão de Reais, bem mais do que será investido em Itaquera, por exemplo.

E a Arena Palestra???

Dois pedidos foram feitos pela diretoria do time alvi verde e a construtora W.Torre : A ampliação do prédio de estacionamento, que possibilitaria expandir a capacidade de 1.500 veículos para 3.000 mil; e a mudança no tipo de alvará concedido pela prefeitura, que hoje é somente para a reforma do estádio, obrigando a construtora a manter parte da antiga arquibancada . “Caso essa documentação seja revista, poderemos demolir toda a arquibancada, o que vai tornar a obra mais barata e possibilitar a entrega do estádio quatro meses antes do previsto”,  foi o que disse o responsável pela W.Torre.

Quem mora ou freqüenta a região de Perdizes sabe o quanto é difícil passar pela Francisco Matarazzo, fora os 2 shoppings teremos só um estádio no meio que de quebra terá um estacionamento para 1.500 carros e caso a diretoria do time da Pompéia consiga dobrar a capacidade para 3.000 veículos com certeza o trânsito que já é difícil ficará pior ainda, fora que também teremos que ter mudanças em algumas normas da cidade para este projeto, que alias é bem interessante , saia do papel, isto sem contar que para que o trânsito daquela região consiga fluir, com certeza que a Prefeitura terá que pensar em  novos projetos viários, viadutos ou coisa assim, e será que isto já foi pensado???

Enfim, antes que pareça que estou apenas querendo criticar o projeto dos rivais, quero dizer que a idéia deste Post é mostrar que nenhum projeto sai do chão se não houver apoio do poder público, flexibilizando leis, dando incentivos fiscais para regiões que precisam se desenvolver,como no caso de Itaquera, e não venham me dizer que estão tirando dinheiro de hospital pra fazer estádio pois já existe por lei uma verba destinada a saúde que é muito mal usada, seria suficiente se cada real chegasse onde tem que chegar e aí a culpa é de todos nós que devemos fiscalizar melhor e por que não dizer, votar melhor também, e creio que com certeza tendo em São Paulo 3 arenas de primeiro mundo não só o futebol ou os clubes terão lucro, pois poderemos receber mais megashows e megaeventos que também irá movimentar a economia o turismo na cidade,  criará empregos e farão daqui um roteiro obrigatório para tudo que acontecerá de interessante e importante no mundo.O custo benefício será bem lucrativo a médio prazo, ou será que alguém tem dúvida disto????

3 Respostas to “Todos os estádios terão ajuda do Poder Público, e agora o que vão dizer???”

  1. David 77 Says:

    Veja que interessante essa matéria: http://caldeirao-politico.jusbrasil.com.br/politica/7217043/parecer-do-mp-pede-que-prefeitura-anule-doacao-de-terreno-do-morumbi-para-o-sao-paulo-fc
    Quando o MP estava questionando o mesmo sobre Itaquera, foi um verdadeiro carnaval na imprensa, era manchete de sites e jornais, tema para mesas redondas e o escambau, como se o Corinthians estivesse roubando doces de criancinhas, assaltando cegos e velhinhas, agora quando a coisa foi pro lado dos leonorinos, apenas o silêncio.
    Por esse exemplo acima, acredito que a imprensa rosa tratara a boca muito pequena tudo que for beneficiar madame e continuarão malhando o Corinthians da mesma forma.
    Esse papo de hospitais e escolas não tem pé nem cabeça, eles estão carecas de saber que com Itaquera a cidade só irá lucrar, serão R$12 bilhões só durante a copa, que retorne apenas 10% desse valor aos cofres públicos e o investimento estará pago em apenas um mes, e pergunto: Quanto tempo para recuperar o investimento do monotrilho?
    O medo verdadeiro dessa gente é ver o Corinthians cada dia maior. Azar deles!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: