Arena em Pirituba será um bom negócio???A cidade de SP precisa da Abertura da COPA DE 2014??? Perguntas e mais perguntas…

 

 

Crédito da Foto: http://www.pirituba.net

Bom, a idéia do blog não é relacionar a construção do nosso estádio com a COPA DE 2014 mas é impossível não relacionar os assuntos a partir do momento que o estádio tricolor foi excluído por não conseguir o dinheiro para concluir o projeto da reforma, e olha que eles diziam para todos que 83% do estádio já estava pronto….

E onde entramos nessa história???

Entramos quando dizem que tal arena seria construída e entregue ao TIMÃO,  creio que tal hipótese é improvável, até porque o Andrés disse na semana  passada e nesta também  pro Jornal O LANCE que não tem interesse, o que acho corretíssimo, pois além  de tudo mesmo que de “presente” , ganhar um estádio grande e  de difícil acesso é um péssimo negócio, falo isso apesar de morar bem perto da região, mas sei que para a maioria absoluta das pessoas é difícil chegar no  local.

Hoje por exemplo, a melhor forma de chegar lá é de trem embarcando na estação Luz e descendo na estação Vila Clarice, de carro é só ir sentido oeste na quase sempre engarrafada  Marginal do Tiete e entrar depois da ponte do Piqueri, e subir subir e subir…. mas cuidado, se você errar a entrada vai parar quase em Campinas, existe o rodoanel sul que também passa próximo a região…

 

Mas me respondam: Quem iria na Quarta-feira a noite para assistir um jogo em Pirituba com toda essa dificuldade em chegar lá???

Creio que não existe tempo hábil para levar tanta estrutura de transporte público para lá, sei que existe um projeto do metrô na região, ajudaria muito mas essas obras acabam demorando muito, ou seja, o Piritubão, nas condições de hoje seria o famoso “presente de grego”.

Alguém se lembra do Estádio da USP???

Aqui em São Paulo temos um estádio localizado dentro do Campus da USP para 30 mil pessoas e ninguém fala dele pois está desativado, mas o dinheiro público que foi gasto por lá não teremos de volta e o pior, ele não é usado nem para peladas entre os funcionários da USP, uma vergonha, pois este bem público está se deteriorando, então que fique o aprendizado e não se queira fazer uma arena e depois  da COPA ela não seja mais utilizada.  ESPERO QUE  A LIÇÃO TENHA SIDO APRENDIDA!!!!

Piqueri pode ser uma opção???

 

Se realmente quiserem fazer uma arena de qualquer jeito na região creio que uma opção bem mais viável seria no terreno próximo a estação do Trem de Piqueri, é um local bem mais perto da Marginal do Tiete, de mais fácil acesso, o metrô passará do  lado dessa área, enfim seria uma opção melhor.

 

A cidade de São Paulo precisa da Abertura da COPA DE 2014???

Uma coisa que ouço na imprensa é que nossa cidade não precisa da Abertura da Copa, sinceramente não concordo, pois imaginem só o que movimenta esse evento, talvez quem pense assim, nunca conversou com alguma associação de hotéis ou mesmo dos grandes restaurantes,  ou do pessoal do comércio, enfim….imaginem a quantidade de turistas que iríamos receber na cidade,  e ainda tem gente que acha que não precisamos….

Será que o PREFEITO de GUARULHOS  pensou nisto??

Bom, ainda sobre o projeto do Banif que foi apresentado no Conselho do TIMÃO, creio que o tal projeto de Guarulhos pode “salvar” a COPA aqui em São Paulo, basta simplesmente o Prefeito de Guarulhos abraçar a causa e teremos uma boa chance de resolver esta história, sem uso de dinheiro público, quem sabe com algum incentivo fiscal , isenção temporária de alguns impostos , ou mesmo uma agilidade maior na aprovação de todas as licenças por parte dele ou coisa assim.

Talvez ele não tenha pensado o quanto o município  dele pode ganhar com isso, uma nova arena que receberá grandes jogos, shows internacionais  e quem sabe uma COPA do Mundo, fora a visibilidade que dará a cidade com certeza atraindo investimentidores , faria GUARULHOS entrar na história do país, fora a visibilidade que daria para a administração dele, pois a maioria das pessoas não sabem nem o nome do prefeito de Guarulhos, vejo isso como uma chance para a cidade…

O Projeto do Banif que prevê um estádio para 56 mil pessoas está muito próximo do que a FIFA pede para a Abertura , que  é uma Arena para 65 mil pessoas. Acho que seria ÓTIMO para a cidade, inclusive podendo ser feita uma parceria entre Guarulhos e São Paulo  pois a idéia é fazer o estacionamento para 3.000 carros em SP e a Arena em Guarulhos pois trata-se de um local que fica entre os dois municipios, além disso SP poderia ajudar tirando do papel o projeto do metrô que passará por lá.

Enfim,  creio que realmente necessitamos de uma arena moderna na cidade não só para abertura da COPA mas também como opção para grandes eventos,  por outro lado, o  nosso time precisa viabilizar uma arena, acho que podemos juntar os interesses, até para que não se pense nem um pouco no uso do dinheiro público para fazer estádio aqui em nossa cidade, chegou a hora de darmos um salto de qualidade na história do nosso time, vocês não acham????

28 Respostas to “Arena em Pirituba será um bom negócio???A cidade de SP precisa da Abertura da COPA DE 2014??? Perguntas e mais perguntas…”

  1. João Roberto Says:

    Caro Josué, parabens pelo seu estudo.

    No meu entender , Pirituba é uma fria !!!

    Três opções são ótimas no meu enteder :

    Guarulhos , Itaquera ou Parque São Jorge (50.000 pessoas )

    fora isso, acho que não é viavel ao clube.

    • josuesbf Says:

      Olá BETO, quanta coisa está acontecendo hein….
      Concordo com voce….adoro Pirituba, moro pertinho, mas estádio por aqui não dá….
      Concordo também com a ordem que voce colocou nas coisas, primeiro Guarulhos, depois Itaquera e depois
      Fazendinha….
      Sinceramente acho que os caras vão juntar os interesses e abraçar um desses projetos do TIMÃO, mas tenho
      um precentimento que surgirá um novo local NOS PRÓXIMOS DIAS…….
      E VOCE BETO O QUE ESTÁ ACHANDO DE TODAS ESSA HISTÓRIA DA ABERTURA DE 2014???
      ABRAÇO

  2. fábio Says:

    josué, é isso mesmo. Tenho acompanhado todo esse processo desde o começo e tirei conclusões q não podem ser discutidas aqui, mas existe muito interesse nesse estádio da copa, interesses financeiros demais, e o timão está sim no meio de todo rolo. Qualquer estádio q for feito em sp terá o timão como “parceiro”, isso é fato, ninguem em sã consciencia fará um estádio para ficar fechado, mas para o timão ser parceiro na empreitada tem q ter vantagens, e aí q pega. Qual a vantagem do timão em “herdar” o piritubão? o andres já disse q não basta ganhar um estádio, ele quer mais, quer participar do “bolo” na hora de vender camarotes e o “bendito” nome do estádio. O piritubão é péssimo em todos aspectos, só as empresas q vão participar do negócio, desde a construção, financiamento e exploraração do estádio (venda de camarotes) vão lucrar, além de outros envolvidos ocultamente. O estádio é mal localizado, dará um trabalho danado para “levar” melhorias públicas até lá, e para o timão é péssimo negócio, e o andres já sabe disso.
    O estádio de guarulhos é uma ótima opção, se fosse olhar só para os aspectos de localização, infra-estrutura, para a cidade de guarulhos então, e o prefeito já enxergou sim, mas o aspecto financeiro começa a pegar. Quem vai participar do bolo? por enquanto são poucas pessoas, somente os “donos” do empreendimento e a cidade, mas como já disse, o andres não quer simplesmente ganhar um estádio de presente, o timão quer mais, quer participar do lucro. E a cidade de sp, vai ficar de fora da festa? até q merecia, queria ver a cara de bobo do kassab e do tal de caio q defenderam o morumbi até as últimas, mas eles não querem ficar de fora, e os vários interessados q “rondam” o assunto “estádio da copa”, construtoras importantes, politicos e outros urubus, não vão deixar o negócio sair.
    Em itaquera seria ótimo para o timão, alias é a carta “na manga” do andres sanches, veja só, em todas as entrevistas ele faz questão de “dar a entender” q esse estádio vai sair. Vai nada, o bnds não vai emprestar o dinheiro, isso é só um “poder de barganha” do timão, para poder “exigir” mais compensação para o timão. O estádio de itaquera seria ótima opção para o timão, mas não para os outros envolvidos, e não serve para a copa, apesar do ótimo fluxo de transporte público, pois isso só serve para os corinthianos. Já pensou “todo mundo” se locomovendo para itaquera em uma abertura de copa? a alta cúpula da fifa, o platini,a shakira, o ricki martin ou até a ivete sangalo apreciando um trânsito na radial leste, ou conhecendo a estação patriarca?
    Tenho algumas certezas, só será construído 1 estádio em sp, o mesmo será utilizado na copa e depois será herdado pelo timão. Não será com dinheiro público, tem muitas empresas interessadas no “bolo”. O estádio público-privado pode sair, mas não será em pirituba, esse projeto atende a maioria dos interessados, ou seja, governos, cbf,timão e empresas importantes. O estádio de guarulhos, embora seja boa opção, envolve poucos interessados, e esse “bolo” tem q ser dividido por mais gente.
    Portanto há muitos interesses politicos, no dia 13 de julho vão sentar e tentar dividir para os amigos, quem tiver poder de barganha leva, e nessa o pessoal de guarulhos estão em desvantagem, mas eles tem como trunfo o timão, basta oferecem algo a mais, ou seja, o timão, nesse caso é o noivo, não vai ter festa sem ele.
    Minha opinião: o timão deve negociar direto com os empreendedores do estádio de guarulhos, agregar o prefeito da cidade no negócio e tentar “convencer” o ricardo teixeira em apoiar esse estádio, porém a briga será “feia” com a prefeitura e os outros excluídos.
    Uma pergunta: como colocar todos os interessados no mesmo barco? para mim é impossivel.
    Uma situação q pode acontecer é o timão construir seu estádio em itaquera (sem contar como o bnds)e a sede da copa ser no pacaembú, reformado, mas sem a abertura.
    O morumbi é passado, só atende aos interesses do spfc e do prefeito.

    • josuesbf Says:

      Olá Fabio, sua analise foi PERFEITA, inclusive sobre a questão de “repartir o bolo”…. além da história de convencer o Ricardo Teixeira, que seria o ideal…..
      ABRAÇO….

  3. Bruno Says:

    Fábio, gostei da sua análise , a única resalva que faço é que ela esta um pouco paranóica demais. Veja o projeto da Hochtief/ banco Banif/ bradesco é muito bom mas o clube como vc mesmo disse, quer lucrar imediatamente com a Arena( pelo que sei as receitas de bilheteria e das cativas serão do clube, ficando os camarotes ( filé) e a exploração do nome ( dez anos ) para os investidores.
    Acho que o clube deveria negociar uma contraproposta ( por exemplo alongando o tempo de retorno), para melhorar ou proporcionar uma participação do clube nas receitas dos camarotes. Pelo que li, o projeto é de primeiro mundo, inclusive totalmente sustentável em termos de meio ambiente e demais aspectos técnicos, além da localização que é muito boa para o patrimônio do clube, ficando entre o P.S.J. e o CT do parque ecológico, mantendo-se Itaquera para projetos futuros do clube.

  4. João Roberto Says:

    Caro Josué,

    Na minha opinião, o mais importante é o Corinthians ter seu novo estádio.

    Se vai ser usado ou não na copa, pouco importa.

    O Corinthians é muito mais importante.

    Interessante a análise do Fabio, mas como disse acima, O Corinthians em primeiro lugar !!

  5. Jeque Sonhador Says:

    Para construir o estádio vai ter que tirar a linha do Trem !!!!!!!!!!

  6. Adriano T Guimarães Says:

    Entre Guarulho-SP e a Capital a infraestrutura está melhor, para Pirituba a coisa está feia é o Corintians já saiu na frente antes da Copa o seu Centro de Treinamento….ñ a Arena de Multiuso e Centros de Convensões a Moda Anhambi….com Hoteis e outros Investimentos…..o Metro do Murumbi linha Amarela ñ pode ser desativado ou quase parando, lembrando q temos a Copa das Confederações em 2013 é mole ou qr +++….Governado e Prefeito e agora eis a questão????
    Será q a Burocracia do Meio Ambiente vai deixar????andar…..é trabalho para 24 horas com 3 turnos de burocratas e operários….e olhe preenche a papelada certa no Computador senão é mais atraso…..

    • josuesbf Says:

      Olá Adriano, tem razão, também acho que o local próximo a GUARULHOS oferece uma estrutura melhor, e acho
      também que temos que aproveitar essa história da COPA 2014 pois agora temos como agilizar e fugir da burocracia…
      ABRAÇO..

  7. Ze Says:

    Caro Josué,

    Concordo que a melhor opção é Guarulhos, porém não dá para excluir. Existe a possibilidade de fazer um acesso pela rodovia dos bandeirantes com área de estacionamento de sobra. Outra coisa importante que o gestor público tem que observar é a valorização da área e dos imóveis (Com conseqüente aumento da arrecadação de IPTU). Devemos lembrar ainda que existe não só previsão de um estádio mas também de um novo centro de convenções para Sao Paulo, substituindo o já exaurido Anhembi.
    Devemos atentar que esta nova arena deve ter incorporado no seu projeto a gestão da multifuncionalidade, com centro de convenções próximo, Shopping Center, Área de lazer, enfim, descentralizanado as atividades.
    Pense nisso.

  8. Wilson Leal Says:

    Acredito que a contrução do estadio será muito bom para o desenvolvimento local, fiquei contente com a noticia, pois sou morador da região e o estadio vai ficar pertinho de casa, da até para ir a pé. Eu com certeza não vou perder um jogo de quarta-feira.
    Infelizmente o presidente do corinthans, conseguiu vetar o Morumbi, mas olhando por outro lado ele pode até ter razão, pois com a Copa no Morumbi deixaria o São Paulo ainda mais forte do que já é, e o Campeonato Brasileiro não teria mais graça. Acredito também que o São Paulo não deve estar preoculpado com a vetação do morumbi, e sim com a Libertadores da America, é isso que deixa o São Paulo forte.

  9. Adriano T Guimarães Says:

    Bem Pirituba ñ tem nada de infraestrutura, Itaquera tem o Metrô e o Trem da CPTM um pouco melhor….o Prefeito foi com uma equipe para ver os Estádios da Africa do Sul….qto ao Murumbi o Governador Goodman já disse q a Linha Ouro e a Amarela será mantida…e o Morumbi já está cheio de eventos em sua Arena de Multiuso….agora é o Prefeito Kassab da a Palavra final…Pacaembu, reforma sua Arena para Multiuso ou Divisa com Guarulhos-SP e Capital eis a questão, com o Trem da CPMP e Estradas Melhores para lá pois saida para o Rio de Janeiro-RJ eis a questão….q confusão o Ricardo Teixeira arrumou para SP é mole ou qr +++++e agora prefeito a palavra é sua……

    • josuesbf Says:

      Olá Adriano, realmente essa história da Copa em SP é uma confusão danada….
      mas tudo começou com a escolha errada do morumbi, agora é correr…e na verdade
      se houver bom senso a prefeitura abraça o estádio do TIMÃO até pra não colocar dinheiro
      público na história…fato que faria do kassab um pita 2…..não seria mais eleito nem para ser o sindico do
      prédio dele….
      ABRAÇO…

  10. MARLENE Says:

    Quem critíca PIRITUBA, é porque não conhece a região,PIRITUBA não está tão longe do centro como falam tem várias linhas de onibus, e se realm ente for construido um estádio lá vai ser muito bom . Quando terminarem as obras do complexo anhanguera o acesso a PIRITUBA será bem mais rapido.

    • josuesbf Says:

      Olá Marlene, obrigado pela visita….
      nada contra Pirituba, moro pertinho também…
      Mas o problema é que hoje infelizmente o acesso é dificil por exemplo
      para quem mora na zona sul e leste e quer assistir um jogo a noite…
      Se o prefeito e o governador levarem o metro, melhorarem o trem e o
      corredor de onibus melhora bastante…mas infelizmente tudo que
      tem politica é um pouco mais complicado….
      ABRAÇO….

  11. Claudio Says:

    A cidade de São Paulo não pode perder a abertura da Copa do Mundo que será realizada no Brasil, em 2014. Se o Morumbi está em condições inferiores aos requisítos da FIFA e não apresenta garantias financeiras, os paulistanos deveriam cobrar um estádio em Pirituba. Não com dinheiro público, mas com investimentos da iniciativa privada.

    A necessidade da cidade se agrega a do clube, selando o casamento perfeito que abrange estrutura, viabilização de melhores e maiores vias de transporte para a região que também planeja entrar na briga pela EXPO 2020. Aliás, este é o motivo para que o Prefeito Giberto Kassab ainda não tenha decido sobre onde serão realizados os jogos da Copa. A falta de tempo é um grande adverário e o projeto do Centro do Convenções na Zona Norte seria modificado porque a FIFA exige uma maior capacidade de expectadores do que o previsto anteriormente.

    Mais cedo, ou mais tarde Pirituba vai ter que se estruturar melhor justamente por causa do Centro de Conveções que deve ser explorado em 2020, se ganharmos o direito de sediar o evento..

    O momento deveria ser aproveitado e assim teríamos mais condições de suportar melhor dois eventos de grande magnitude em nossa cidade. Deveríamos começar as obras tanto do estádio, quanto na questão do transporte imediatamente.

    • josuesbf Says:

      Tem razão Claudio, só que acho que deveriam ter olhado isto antes….
      A indicação do Morumbi para a COPA só atrapalhou a cidade…..
      Imagine só se tivessemos trabalhando a 2 anos nesse mega projeto….
      ABRAÇO…

  12. u anonimo sem nada de bom pra fala so a opiniao Says:

    bom acho que pra falar em fazer um estadio lá deveriamos pensar primeiro no meio de transporte mas isso pode ser resolvido se eles fizerem um metro por la ja estão fazendo aquelas linhas que mais parecem arcoiris
    eles podem fazer la uma linha dessas ai bom eu acho né
    se forem reclamar de distancia deixe que as pessoas que moram longe do centro falarem pois eles não tem um estadio perto deles ^^ e acho que eles gostariam de um não acha ?
    nem que pra isso pirituba tenha que virar um galinheiro não acha ?
    bom minha opinião nao vale nada para alguns mais ta ae
    (não gosto ? nao ligo nao escrevo para agradar os outro mas sim para me expressar)
    °_°

    • josuesbf Says:

      Pirituba pode ser bom…desde que chegue o metro, o trem melhore e o corredor de onibus
      saia do centro e da lapa por exemplo…..
      Seria ótimo não só para o estádio, mas principalmente para as pessoas que moram na região….

  13. junior Says:

    óla galera em quanto tempo esse estadio do timão fica pronto?

  14. Alle Says:

    A imagem utilizada da estação de trem Pirituba no início desta matéria é de autoria do site Pirituba Net. Pedimos que mencione a fonte junto a ela.

    • josuesbf Says:

      Olá Alle, obrigado pela visita!
      O Crédito foi devidamente colocado, desculpe-me pelo ocorrido.
      Acabei visitando o seu site e gostei muito, principalmente pelo fato de saber que o Centro de Convenções vai sair mesmo, será uma REVOLUÇÃO para toda a região e tomara que abrigue mesmo o CONGRESSO DA FIFA pois dará uma visibilidade enorme no mundo inteiro, além de gerar milhares de empregos, AGORA É ESPERAR E TORCER, até porque também moro na região.
      ABRAÇO

  15. Antonio Carlos Rocha Furtado Says:

    Olá Josuesbf, prazer em escrever novamente aqui! Sei que alguns comentários não passam de brincadeira quando o assunto é “Pirituba”, mas muitos são sim ofensivos, ignorantes e preconceituosos! Como morador do bairro e urbanista, faço questão de esclarecer (o que qualquer um sabe) que “longe” depende do ponto de referência! Mas tem mesmo gente que, inclusive aqui da cidade, acredita sim que isso é verdade! A verdade é que o bairro (dependendo do ponto em que se está nele) fica entre 10 a 13 Km em linha reta a noroeste da praça da Sé. O que acontece é que quando Pirituba oficialmente surgiu (alguns historiadores defendem a tese de que ele já existia), a partir da inauguração da estação de trem em 1885, foi invadido por imigrantes ingleses, russos, holandeses, etc. Mas foram os ingleses que ficaram encantados com a paisagem montanhosa e arborizada que o bairro tinha nos anos 30, provavelmente, por considerarem sua geografia e riqueza natural muito semelhantes às do interior da inglaterra e escócia, variando entre brejos, campos gramados, colinas e lagos. Assim como na maior parte da cidade, também houve essa invasão, mas aqui principalmente, esses imigrantes vieram trabalhar nas lavouras de café. Alguns administradores ingleses abonados da SPR (São Paulo Railway Company – Empresa inglesa que implantou a ferrovia ligando a cidade de Santos a Jundiaí) construíram belas casas que ao lado das colinas e das quadras esportivas deram uma imagem bonita ao bairro. Havia até um campo de golfe que esses ingleses praticavam onde hoje é o início da Rodovia dos Bandeirantes, inaugurada em 1978. Pouco depois (entre os anos 30 e 40) é que ele ficou conhecido como sendo um ponto de difícil acesso, o que desencentivava qualquer iniciativa imobiliária. Com isso o preço do m2 dos terrenos caiu e infelizmente surgiram alguns loteamentos clandestinos, como os que ainda existem na periferia do distrito e na orla da ferrovia. Nessa época em que a roda ainda era quadrada e que haviam acabado de inventar a ferradura, até mesmo as pessoas de classe média não dispunham de muitos recursos de locomoção, a não ser a da carroça, dos lombos de burro, de algumas “jardineiras” ou do próprio trem. Ficou então o “mito” de ele ser de difícil acesso e muito distante de tudo! Há até relatos (comoventes) de moradores mais antigos (cujos depoimentos gravei por conta de um trabalho de preservação histórica que fiz para o Conpresp e Condephaat) de que eles levavam pares sapatos sobressalentes para não sujar os trens e podiam até acertar seus relógios pela pontualidade deles. Os bancos eram estofados e dava gosto de andar de trem! Hoje em dia, porém, isso acabou (e como dizem, a fila anda!), o bairro também andou e progrediu! O desenvolvimento veio e com ele o desmatamento, a sujeira e as favelas. Suas ruas não são mais de terra batida e a boiada não transita mais por aqui! Ainda tem seus problemas, mas conta com muitas áreas verdes, loteamentos de alto padrão e é ocupado, basicamente, pelas classes B (41%) e C (50%) estando as classes A(4%) e D(5%)* nos dois extremos. Também possui indústrias, mas a predominância é de residências de classe média. Passa atualmente por um lento e contínuo processo de revitalização. Nunca se viu, como agora, terrenos de casinhas antigas e loteamentos irregulares cada vez mais sendo substituídos por amplos e elegantes sobrados! Seu único problema, na minha opinião, está no estrangulamento das vias internas de acesso! O bairro, por si só, é “autocongestionável” e isso ainda é prejudicial para alguns investidores que, dependendo do ramo em que atuam, têm receio de investir nele! Há rodovias de fácil acesso por fora, mas ainda sem desvios de ligação que sejam suficientes ao escoamento da fluidez viária. Os investidores temem afugentar clientela devido ao tempo perdido nas vias de acesso às marginais. Porém, dizer como alguns, que sua geografia e topografia o desfavorecem, é mito e preconceito! Hoje qualquer cidadão munido de um veículo que não seja de quatro patas, fora a defasagem de seu escoamento viário, pode muito bem entrar e sair dele sem a menor dificuldade! Portanto, acreditar que Pirituba é longe ficou no tempo da “cabra-cega” e do “pula-mula! Eu entendo a descontração, mas como moro aqui e conheço um pouco de sua história, me vi na obrigação de esclarecê-los! Particularmente, não gosto nada do nome “Piritubão”, que apesar de parecer camarada, cai fácil no pejorativo e se torna de gosto duvidoso! Prefiro apenas “Complexo de Eventos Expo São Paulo” assim mesmo como está e excluiria qualquer nome que termine com “ão” sobre a obra do terreno para esse fim! Apesar de tudo e de forma geral, o bairro é bom e tranquilo e ainda é capaz de manter um clima de cidade de interior! Um abração e prazer em seu blog!
    * fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/biblioteca/DnaPaulistanoNoroeste.pdf

    • josuesbf Says:

      Olá Antonio, em primeiro lugar MUITO OBRIGADO por tudo que escreveu,li atentamente e legal saber que voce é urbanista, admiro bastante o seu trabalho e acho que só voces teêm as soluções para os nossos problemas de mobilidade urbana.
      Quanto a Pirituba, é um ótimo bairro para se viver, falo isto pois sou seu vizinho, moro pertinho daí, a uns 20 minutos de carro e acho que a construção do centro de exposição vai revolucionar a região, creio que o poder público tem que dar mais opções para as pessoas chegarem ao local de construção desse novo pólo, pois se realmente for um dos maiores do mundo, eles vão ter que desengavetar o projeto do metro, que espero que saia rápido e voce falou tudo quando disse a respeito do transito na região, mais uma vez OBRIGADO e saiba que não tenho nada contra PIRITUBA, se por acaso em algum momento passou essa falsa imagem, peço desculpas, pois além de ser um bairro ótimo para se morar,com eu disse, praticamente somos vizinhos! E voce acha que a construção desse novo Anhembi, será bom para a região??? ABRAÇO.

    • josuesbf Says:

      Olá Antonio, em primeiro lugar MUITO OBRIGADO por tudo que escreveu,li atentamente e legal saber que voce é urbanista, admiro bastante o seu trabalho e acho que só voces teêm as soluções para os nossos problemas de mobilidade urbana.
      Quanto a Pirituba, é um ótimo bairro para se viver, falo isto pois sou seu vizinho, moro pertinho daí, a uns 20 minutos de carro e acho que a construção do centro de exposição vai revolucionar a região, creio que o poder público tem que dar mais opções para as pessoas chegarem ao local de construção desse novo pólo, pois se realmente for um dos maiores do mundo, eles vão ter que desengavetar o projeto do metro, que espero que saia rápido e voce falou tudo quando disse a respeito do transito na região, mais uma vez OBRIGADO e saiba que não tenho nada contra PIRITUBA, se por acaso em algum momento passou essa falsa imagem, peço desculpas, pois além de ser um bairro ótimo para se morar, praticamente somos vizinhos! E voce acha que a construção desse novo Anhembi, será bom para a região??? ABRAÇO.

  16. Antonio Carlos Rocha Furtado Says:

    Caro Josuesbf, obrigado por reponder! Você é o único que não precisa se desculpar, mesmo porque, o blog é seu! Os ignorantes e preconceituosos é que precisam! Eu é que agradeço por permitir que coisas sobre o bairro possam ser esclarecidas a eles e àqueles de mente aberta que se interessam por ele e por outras localidades! Infelizmente, não são todos os blogs e sites que “aceitam” comentários, mesmo que não contenham palavras de baixo calão ou que sejam considerados comprometedores e que possam “eventualmente” complicar alguém! Parece que ainda existe uma espécie de “censura camuflada”. É claro que muitos desses comentários são de fato infelizes, mas há também muito boicote à informação de qualidade que não é divulgada (e muito menos investigada)! Uma pena! Os moradores que gostam do bairro têm razão em se sentir prejudicados quando alguma notícia boa acontece nele e não é divulgada na mídia como deveria, o que pode fazê-los pensar que não é mesmo mera implicância, mas é curioso porque quando a notícia não é boa, é amplamente difundida. Quando alguém que mora no bairro (atletas, artistas e mesmo gente comum) que ganha o mínimo de notoriedade, o assunto acaba caindo fácil na “catarse” e é quase sempre visto como digno de pena ou “compaixão”, do tipo: “Mora em Pirituba?, É um coitadinho”!!! Mas também creio que com esta maravilhosa farramenta de comunicação, isso ultimamente esteja mudando! Quanto ao Complexo de Eventos, a minha opinião continua a mesma que já postei em outros blogs. Já vi vários “projetos básicos” mostrados por jornais regionais e acho que tudo parece não passar de mera “jogada de maquetes virtuais”, muito propagandiosas e nada esclarecedoras! Um projeto desse porte merecia, ao menos, ser gabaritado, auditado e aberto como “concurso público” para as melhores soluções viárias,estruturais, sociais, ambientais, funcionais e estéticas. Creio também que a comunidade deveria ser mais participativa sobre essa intervenção que não será pequena! O processo democrático da cidadania é isso, trocar pontos-de-vista, experiências e vivências para que cheguemos a um ponto em comum! Quanto ao metrô, qualquer um aqui sabe que o que o bairro precisa é de uma linha de metrô própria que atenda “de verdade” a demanda de transporte no distrito e que tenha “obrigatoriamente” acesso direto de integração à estação de trem, e não de uma mera linha “coadjuvante” ou um “mísero” ramal apenas para atender
    frequentadores da linha 6 com destino (quase que) exclusivo a esse “Centro de Convenções”, além, é claro, dos moradores da simpática Vila Clarisse! Vale lembrar que Pirituba não se resume à Vila Clarisse! O distrito é grande e creio que a estação principal deveria integrar o terminal de ônibus e a estação ferroviária juntos, se é que realmente tudo isso sairá do papel! O que deve estar em discussão enquanto cerne do assunto é o “transporte para os moradores” e não apenas atender ao fluxo de usuários para o futuro Centro de Eventos. Acho um erro muito grande não se conciliar, ao mesmo tempo, a estação,
    o terminal de ônibus e o metrô juntos! Primeiro porque o distrito não precisa de outro terminal, e segundo porque a simpática Vila Clarisse é distanciada do centro do bairro e não é o principal foco de concentração de moradores! Em minha modesta opinião, não é o “coração” do bairro, e me parece “deslocada” a ideia dos moradores que estão tão acostumados com o terminal de ônibus e com a estação, terem de se deslocar até lá para poder tomar o metrô! Estas são algumas questões para o Governo do Estado, a prefeitura e o Metropolitano avaliarem melhor: Por que não uma possível readequação aproveitando a malha ferroviária já existente? Será preciso uma ampla intervenção na orla da ferrovia! Se esse mega projeto será bom, como diria Júlio Verne, só o futuro poderá dizer! Mas acho que uma boa maneira de se garantir isso está diretamente condicionada à qualidade do que será proposto e gasto! Se a prefeitura e o governo do estado optarem por uma proposta “básica”, pouco amadurecida e feita a partir de uma estrutura apenas simples e econômica, disfarçada de “sofisticada”, podem acabar atirando no próprio pé! O que não podem é se esquecer que esse empreendimento é de cunho “internacional” e vai pegar muito mal uma obra que deixe a
    desejar por motivos simplistas, de pouco investimento, mal estruturada (e ainda por cima, superfaturada)! Não que a obra tenha a obrigação de deixar um “legado monumental”, mas há exemplos de renomados arquitetos como os da Iraquiana Zaha
    Hadid, que, esteticamente falando, são interessantes do ponto de vista do “choque” e do “jogo” eslático das formas, tavez com um certo toque da corrente organiscista do modernismo. Brinca, usa e abusa delas. Mas, se o assunto é brincar (e levo sim isto muito a sério!), temos o exemplo de um prédio do arquiteto americano Phillip Johnson com seu “armário em estilo Chippendalle” que, sem dúvida, foi o prédio mais falado de Nova
    Iorque na época de sua concepção, (ele próprio assumiu e defendeu a seriedade de seu projeto e disse que não estava brincando!), Zaha também nos surpreende pelo propósito de inovar com suas linhas delineares. No entanto, também acredito no resgate clássico de nossos antepassados. Explorar novas formas arquitetônicas, propor novos conceitos, ou simplesmente criticar os que aí estão, como modo de projetar, também
    pode ser considerada uma iniciativa inovadora, exploradora e positiva que nos enriquece sob vários pontos de vista. Um bom projeto sempre prioriza a escala humana, suas necessidades e seus anseios, sem se esquecer dos quisitos que já citei! É sempre bom conhecer o que outros profissinais pensam e propõem em termos de uso e projeção do espaço. No entanto, também infelizmente há ainda aqueles que confundem o
    clássico com o “velho” ou aquilo que é ultrapassado. Muitos arquitetos contemporâneos rejeitam o rótulo de “pós-modernistas”, por exemplo, já que há críticas que indicam que o pós-mdernismo não é um “estilo”, e sim de que não passa de um “modismo”, visto apenas como “deboche” às ideias modernistas que já caíram em desuso para muitos! Por outro lado, se há algo que realmente ainda admiro numa obra, deixando de lado o estilo, a inovação de formas, ou mesmo a concepção projetual do arquiteto, ainda é a simetria e a elegância de um edifício. Abre-se aqui um possível debate: questão de gosto?? Um grande abraço a você e novamente agradeço por responder! Desculpe a falta de brevidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: