Arena do Timão….Aonde hein???

Quando fui fazer este post queria incialmente colocar os locais prováveis para a construção de nosso estádio caso Itaquera não seja o local escolhido, mas pensando racionalmente e consultando meu “amigão” GOOGLE MAPS, acho que a situação é preocupante. Com a construção de vários shoppings e condomínios de prédios e o próprio crescimento da cidade fica cada vez mais difícil encontrar locais prontos para a construção de uma arena.
Pelo que ouvimos, o Andrés é contra a construção de nossa casa em Itaquera, por achar um local de difícil acesso, mas se não houver uma decisão rápida cada vez fica mais complicado achar um local do tamanho que necessitamos.
Lembrando que locais como o Jóquei Clube e o Campo de Marte que são excelentes e seriam ideais para um novo estádio aqui em São Paulo estão com problemas jurídicos o que torna improvável que algum dia consigam fazer algo com aquelas áreas.
Então vamos focar nos locais que estão com situações mais simples.

Terreno da Barra Funda (Terreno da Telefonica)

Não sei se é uma área pública ou privada, é um ótimo local,próximo ao metro, trem, ônibus e próximo a Marginal do Tiete.
Fica em frente ao CT dos nossos maiores rivais e próximo ao estádio da Turiassu.
Mas que seria lindo ver nossa casa enorme e moderna na frente dos nossos adversários seria…
Conclusão: ÓTIMO LOCAL!!!!!

Terreno de Pirituba

É o local que dizem seria desapropriado e que voltaria para a Prefeitura de São Paulo e tal processo já está bem adiantado, existem rumores que tal área seria usada para construção de um novo Anhembi, é um terreno enorme, fica perto da estação Vila Clarice do Trem, no meu conceito é super mal localizado, é próximo a Rodovia dos Bandeirantes, ou seja, seria um estádio praticamente no meio da estrada, sem nada por perto.
Isso sem contar que se você estiver de carro e errar a entrada da Marginal Tiete você vai parar quase em Campinas.
O que ouvimos também é que tal local seria o Plano B caso o Morumbi capengue para a Copa, caso pensem em fazer algo por lá, que levem metro, ônibus e que dupliquem a marginal do Tiete…..ou seja, impossível….E que a torcida se acostume a fazer caravanas para ver o TIME jogar em casa.
Conclusão: PÉSSIMO LOCAL!!!!

Terreno da Marginal (Aquele do Projeto da Construtora Egesa)

CALMA, eu sei que não deu certo porque segundo a construtora existe um problema de partilha de bens e que são muitos envolvidos o que inviabilizou a compra do terreno, mas por se tratar de um ótimo local na minha opinião, deveria haver um esforço para buscar esta área, pois essas coisas acabam se resolvendo, basta muita negociação e conversa, além de paciência, é um local na Marginal Tiete, o metro não fica tão perto, mas dá pra chegar a pé, acho que é um excelente local principalmente porque fica muito próximo ao clube, o que seria sensacional, criaria um vinculo muito fácil com a torcida, quanto ao metro já existe um projeto para uma linha que passaria próxima ao local nos próximos anos.
Enfim….se houver a possibilidade por que não tentar ????
Conclusão: ÓTIMO LOCAL !!!

Terreno da Granja Julieta

Um amigo me falou sobre esta área, principalmente para quem mora na região de Interlagos é bem próximo, a estação Granja Julieta é próxima, a Marginal Pinheiros também, não sei a quem pertence este terreno, esse mesmo amigo que me falou do local afirma que o terreno pertence a Telefonica, se alguem souber de mais detalhes, eu agradeço, acho que é complicado chegar vindo do centro da cidade, fora que a estação de trem, apesar de próxima, está do outro lado do rio, ou seja, pensar em uma arena neste local, é pensar em melhorar esse acesso e criar novos acessos também para quem vem de carro e de ônibus.

Conclusão: Local Regular

Terreno da Celso Garcia (Perto do Parque São Jorge). Uma sugestão!!!

É o local onde era a antiga Febem e foi desativado, próximo ao Timão, a Av. Salim Farah Maluf, a Marginal do Tiete e mais ou menos próximo ao Metro Tatuapé, a área tem um total de 255 mil metros, existe um projeto para um parque que ocupará por volta de 80 mil metros, mas mesmo assim ainda tem terreno de sobra para a construção de uma arena, além de outras instalações.
Antes que digam que a idéia é “tomar” um terreno público para fazer algo privado, minha sugestão é que seja feito algo do tipo concessão e contrapartidas, pois o que tenho de noticias é que essa área atualmente é freqüentada por pessoas para consumo de drogas e que a população local por conta disso, pouco vai ao local.
Creio que poderia se criar um projeto que realmente fizesse daquela área um parque de verdade, além de por exemplo a construção de uma faculdade,escola técnica pública ou mesmo um novo Centro Cultural para a região, isso tudo feito pelos investidores, para o poder público ou alguma ONG administrar posteriormente.
Um bom projeto com certeza revitalizaria aquela área, que precisa muito, mas essa idéia não é algo novo, na Italia por exemplo, a Roma que atualmente constrói seu novo estádio faz algo bem parecido, no local está sendo construído um parque que será utilizado pela população local todos os dias, o projeto é tão ousado que prevê a construção de um lago artificial, a prefeitura da cidade apóia integralmente tudo que está sendo feito, pois sabe que haverá ganhos para todos, para a prefeitura que terá um novo local estruturado e agradável para oferecer para toda a população, para o clube que terá enfim seu estádio próprio, enfim todos ganham quando se pensa dessa forma…NÃO É VERDADE????

37 Respostas to “Arena do Timão….Aonde hein???”

  1. João Roberto Says:

    Josué, mais uma vez, parabéns pelo post.

    Locais interessantes !!

    O que mais achei interessante é o da Marginal. Só porque não deu certo aquela vez, não poderiam ter desistido. Como voce disse, é só resolver os problemas juridicos e tocar o projeto.

    O da Celso Garcia tambem seria legal.

    Espero que alguem da diretoria esteja frequentando seu blog e que seus estudos cheguem até eles.

    Abraços

    • josuesbf Says:

      Obrigado João!!!!
      Realmente aquele da marginal é bem legal, quanto ao da Celso Garcia, passo por lá direto
      e vejo que o poder público não deu jeito naquela área, aí é que podemos entrar na história,
      imagina só um estádio e grande parque para a população e uma região de 250 mil metros totalmente
      revitalizada….caramba será que alguem influente não pode fazer essas idéias chegar para o povo que decide
      lá no TIMÃO????
      ABRAÇO….

  2. Eduardo Lindenmeyer Says:

    O local é muitissimo importante, acho que vale a pena “gastar” bastante e fazer num lugar excelente, esse dinheiro se justificaria e retornaria em poucos anos. As pessoas falam muito de parcerias publico privadas, no entanto, atire a primeira pedra o clube que nao teve um rolo com o governo. Por isso defendo que uma boa conversa, deva surgir uma opção de terreno ideal. O joquei, pelo que sei, está falido, dividas enormes, terreno absurdamente grande e infelizmente é o joquei, povo conservador demais nunca vao tira-lo de lá. A melhor opção, para mim, é o campo de marte, com a definição dele como estação principal do TAV, trem bala para RIO e campinas, e vale do paraíba, nao tenho duvidas que ali seria o local perfeito, com parques publicos, quadras, mega estadio para 80-100 mil pessoas, acesso impecável e local de eventos, anhembi, shoppings, rodoviaria e tals. Esse sim é um local que deveria ser pleiteado por uma empreiteira, afinal de contas estamos falando em um projeto, ao meu ver, de mais de 1Bi de reais, o gremio recentemente anunciou um projeto de aprox 2bi de reais, nao vejo por que não o Corinthians fazer um de 2 ou 2,5Bi tbm, Afinal de contas o terreno, e infra-estrutura deve ser ideal, pensando grande, como nosso time é! 2Bi é muita grana, mas hoje em dia existem todo tipo de forma para arrecadar dinheiro, concessões com empresas para camarotes ( quantas empresas existem em SP e região que tem capacidade de bancar um camarote por 10 anos? VARIAS!!) A venda de cadeiras por preços altos, tipo 50mil, 100mil, situados em locais privilegiados, acesso privado, e sem mensalidades ou anuidades, sendo um imóvel de corinthianos ricos, que querem investir em algo diferente, quantos empresarios assim existem em SP? Certamente aproveitariam para comprar para familia inteira, e ainda especular sobre elas. A venda antecipada de ingressos para o campeonato Brasileiro inteiro, ou paulista, com 2 anos de antecedencia, a preços 50% mais baratos, para arrecadar dinheiro para construção dele. Eventos esportivos, Shows, O morumbi em um fds de show do Metalica arrecadou o equivalente a 45 jogos, milhões. Uma vez construido, mega eventos, tipo Rock in SP, ou Woodstock São Paulo, sei la, Fazer um ano inteiro de mega shows!
    Em suma, localidade é primordial, quantidade de pessoas tbm, infra-estrutura e o fluxo de pessoas deve ser nivel europeu, e nao como aquela merda do morumbi que demora 1 hora para evacua-lo. Acesso a meios de transporte de massa e hoteis bons por perto são de suma importancia. O problema é que esses dirigentes são muito desleixados e pouco ambiciosos, deviam contratar um estagiario, ou uma pessoa só para desenvolver um estadio.

    • Marcos Says:

      Faço minhas as suas palavras! O local é o melhor realmente e o projeto teria que ser ambicioso, do tamanho do Corinthians e da Cidade.

    • josuesbf Says:

      Tem razão EDUARDO, bem colocado, penso como voce, creio
      que o Anhembi é o ideal, aconteceria tudo o que voce escreveu,
      moro na região e é triste passar e ver aquele terrenão subutilizado, servindo
      apenas para meia duzia de gato pingado pousar seus brinquedinhos voadores….
      ABRAÇO…

  3. MILTON AROCA SANCHES Says:

    MILTON AROCA SANCHES Disse:

    fevereiro 5, 2010 às 12:25 am | Responder
    OLÁ JOSUEBF, PARABÉNS PELA MATERIA, MAIS NÃO PARÁ, NÃO PARÁ, NÃO PARÁ, VAI PRA CIMA, DIVULGUE SUA MATERIA E SEU BLOG EM OUTROS BLOGS, FAZENDO UM CONVITE PRA FALAR DE ESTÁDIO DO TIMÃO E TAMBÉM PRA MOSTRAR, QUE PODEMOS AGITAR NOS JOGOS DO CORINTHIANS, TIPO, ANDRÉS ACORDA DE VEZ, CENTENÁRIO O NOSSO BOLO TEM QUE SER A ARENA DO TIMÃO!!!
    DEPOIS VC BUSCA NO PAPAI GOOGLE UMA ÁREA QUE FAZ FRENTE A AVENIDA DO ESTADO, ONDE ERA A FABRICA DA CERVEJA ANTARTICA, ESTA ÁREA HOJE COM CERTEZA É DA BRAHMA, AMBEV, QUE COMPROU A ANTARTICA, SÓ SEI DIZER QUE É ENORME E ESTA TUDO PARADO, SE VC LOCALIZAR COLOCA TAMBÉM NO SEU BLOG.
    GRANDE ABRAÇO SUSSESSO E NÃO SOME.
    MILTON AROCA SANCHES
    CORINTHIANO ANTES DE NASCER, DURANTE A VIDA E DEPOIS QUE MORRER!!!

    • josuesbf Says:

      Olá Milton, Obrigado pela visita….
      Voce tem razão, já ouvi falar neste local, vou pesquisar e num
      próximo post vou colocar algo sobre ele….
      ABRAÇO….

  4. Fabio Says:

    Acho que o da Febem tem a cara do corinthians.

  5. Edson Says:

    PELO AMOR DE DEUS ESSE DA CELSO E D+.
    ALGUEM PODE TRAZER NOVIDADES DESSE TERRENO

  6. Adriano Alvinegro SP Says:

    CARTA DE UM CORINTIANO DE ALMA E SANGUE, QUERENDO PARTICIPAR DO “PROJETO ESTÁDIO DO CORINTHIANS”

    Ao
    Sport Club Corinthians Paulista
    Ilmo. Diretor Andrés Navarro Sanchez

    Caro Andrés Sanchez,

    Você acha que conduz uma GESTÃO DEMOCRÁTICA no Corinthians? Acha que a Fiel poderia PARTICIPAR DA SUA GESTÃO, ainda mais nesta ano do Centenário? Queremos participar do PROJETO ESTÁDIO DO CORINTHIANS.

    A gigantesca e maravilhosa TORCIDA DO CORINTHIANS há muito tempo clama por um estádio digno da grandeza do Corinthians. Não só deseja uma arena grandiosa, como também pode ser o PILAR DE VIABILIZAÇÃO DO PROJETO. Você e o staff do centenário poderão entrar para a história do futebol, se edificar e executar o “Projeto Estádio do Corinthians”.

    Somos cerca de 25 MILHÕES DE LEGIONÁRIOS, muito mais apaixonados e vibrantes do que qualquer outra torcida. PROVAMOS QUE SOMOS OS MELHORES em várias situações, como na invasão ao Rio de 1976, na campanha apaixonada 2008/2009, na sequência de temporadas em que temos os maiores patrocínios e os maiores focos de atenção da mídia, e em várias outras situações. Além disso, não temos mais de 70% da torcida fora do nosso estado de origem, como acontece com a torcida do Flamengo (o que é um indicativo de que muitos torcedores torcem também para outros times). Enfim, somos os maiores. O Corinthians é o maior deste país, MERECE MUITO a devida ARENA GRANDIOSA E MODERNA, para fazer jus à sua grandeza e também superar todos os demais times do país neste aspecto de estrutura. Não queremos o Pacaembu porque, com todo o respeito e estima à nossa segunda casa, queremos ser maiores que o São Paulo também neste aspecto. Podemos levantar um estádio nos moldes europeus, em termos de praticidade e conforto, e com capacidade para 60 mil pessoas, aproximadamente. A torcida do Corinthians gostaria mesmo de ter um grande e moderno COMPLEXO DE ENTRETENIMENTO ESPORTIVO E TAMBÉM NÃO ESPORTIVO, e talvez seduzir a Fifa na avaliação de 2013 para definir os estádios da Copa-2014. Sem querer atropelar o São Paulo – e independente disso -, talvez ainda possamos ter a nossa casa, melhor, mais moderna e mais viável do que qualquer outro no Brasil. A TORCIDA DO CORINTHIANS PODE PARTICIPAR DO PROJETO.

    Caro Andrés, tenho certeza de que SUA GESTÃO PODE ENTRAR PARA A HISTÓRIA DO CLUBE. Quer uma sugestão de um mero torcedor? Para viabilizar economicamente o projeto, atrair grandes investidores, fazer o conceito Corinthians bombar, etc, etc, etc… use o site do Corinthians, um dos 20 mais acessados do mundo dos clubes de futebol, e PEÇA A PARTICIPAÇÃO DA TORCIDA.

    Todos nós sabemos que o Corinthians tem um poder de atração de mídia tão grande que todos os órgãos de imprensa vão perceber rapidamente da existência de qualquer campanha. TODOS NÓS TEMOS QUE MULTIPLICAR A IDEIA, FAZER MAIS ESTE PROJETO BOMBAR.

    Eu acho que pode haver uma certa ENQUETE DE DESTAQUE ou espaço de participação no site pedindo à torcida sugestões de LOCAIS para o estádio. Acho que temos muitos locais viáveis e, principalmente, próximos às linhas de trem e metrô, que nunca foram estudados. Além disso, os escritórios de arquitetura podem participar com simplificados PROJETOS DE EMPREENDIMENTO (por exemplo, enviando arquivos em PDF) que considere alguns critérios previamente solicitados, como facilidade de chegada, saída e locomoção, espaço para estacionamento, etc. E, para arrematar, como alternativa, a torcida pode sugerir também ANEXOS COMERCIAIS (Shoppings) E OUTRAS ALTERNATIVAS DE CANAIS DE RECEITA.

    SE UMA SÓ IDEIA OU ALGUMAS POUCAS IDEIAS FOREM APROVEITÁVEIS, A CAMPANHA JÁ VALEU A PENA.

    Estas são formas de fazer a torcida multiplicar as boas ideias e participar da sua gestão. Desta forma, vão existir várias OPÇÕES DEMOCRÁTICAS para o Corinthians levantar o seu estádio. E vários motivos para que ele se chame FIELZÃO.

    Para multiplicar esta ideia, existem milhares de contianos formadores de opinião. Alguns deles podem desenvolver uma CAMPANHA DE MÍDIA de grandes proporções. Por exemplo, o grande Washington Olivetto, Sergio Groismann, Silvio Santos (seria ótimo!!!) ou qualquer outro corintiano ilustre que queira conduzir esta grande empreitada. Seguramente, ela vai entrar para a história do futebol brasileiro e inspirar outros pelo mundo afora a fazerem suas torcidas participarem. É uma forma democrática e mais fácil de melhorar a estrutura do clube. SEJAMOS OS PIONEIROS.

    Tenho plena convicção de que não é fácil levantar um estádio moderno e confortável. Existe a necessidade de um complexo processo de negociação de investimentos, além de força política para que a Prefeitura de São Paulo possa desobstruí-lo o mais rapidamente possível (sabemos das burocracias políticas e ambientais). Mas tentar viabilizar este sonho é necessário, a massa corintiana torce por esta inteligência de diretoria.

    VAMOS LÁ, SR. ANDRÉS SANCHEZ!!! A hora é agora!!! Faça vibrar e decolar como uma futura maior força futebolística do mundo essa massa de milhões e milhões de apaixonados. A massa de força incalculável merece uma arena tão gigante e tão representativa quanto ela.

    Abraço forte!

    ADRIANO ALFONSO G. S. CORTES
    CORINTIANO, MALOQUEIRO E SOFREDOR
    34 anos, Assessor Administrativo
    Morador da Freguesia do Ó
    adrianocortes_75@yahoo.com.br

    • josuesbf Says:

      Olá Adriano, obrigado pela visita e Parabéns!!!!
      O que voce escreveu resume aquilo que milhões de CORINTIANOS pensam e querem…
      e a idéia do blog é essa mesmo, o blog é de todos os CORINTIANOS e seu também, temos que mostrar que já passou da hora do nosso CLUBE crescer
      de verdade, mudar de status, digo isso mundialmente, precisamos de estrutura, boas administrações, patrimonio e conquistas…
      e só vamos conseguir isto com pessoas como voce, E SE DEUS QUISER VAMOS FAZER NOSSO ESTÁDIO MUITO EM BREVE!!!!
      ABRAÇO….

  7. Adriano Alvinegro SP Says:

    Parabéns, meu amigo Josué!!!! A nação corintiana precisa muito de pessoas como você. Não podemos jogar a toalha, temos brio e inteligência para fazer acontecer o que é melhor ao Corinthians!

    Forte abraço!!!!

    Adriano Cortes
    São Paulo – SP

  8. Eduardo Lindenmeyer Says:

    Adriano, suas palavras forammuito importantes! voce vai enviar essa carta a ele?
    Abraços! e VAMO CORINTHIANS!!!

    • Adriano Alvinegro SP Says:

      Mandei uma carta hoje ao Andrés Sanchez. Deve haver muitos assessores e secretárias, não sei se ele vai ler ou dar importância. Mas, se ele ou algum jornalista abrir debate, eu vou ficar muito feliz.

      Quem quiser multiplicar o texto ou a ideia, está não só autorizado, como estimulado. Vamos promover o debate, sugerir GESTÃO DEMOCRÁTICA, desta vez com a participação da FIEL.

      Abraço,

      Adriano

  9. Eduardo Lindenmeyer Says:

    e o tempo vai passando…
    hoje dirigente da fifa disse que é uma piata “bullshit” “crazy” o estadio do morumbi, nao tem infraestrutura alguma!!
    TIC TAC TIC TAC TIC TAC!!!!! FODA!!

  10. Adriano Alvinegro SP Says:

    Vamos falar a real? A diretoria do Corinthians está tão encantada com a Libertadores que não se dá conta do momento precioso de abrir o debate para a construção de um novo estádio em São Paulo. Fica a pergunta: Essa diretoria quer mesmo ficar marcada pelo feito histórico de viabiliza um estádio? Ou quer mais uma vez deixar 25 milhões de pessoas esperando? Tá loko!….

  11. Alan Says:

    Josué, dá uma olhada nesse terrenão ao lado do viaduto Pacheco Chaves, com a av do Estado e Expresso Tiradentes passando pertinho. Só não sei a quem pertence, mas passo por ele quase que diariamente e fico pensando num estádio ali…

    http://maps.google.com.br/maps?q=viaduto%20pacheco%20chaves&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wl

    Abraço!

    • josuesbf Says:

      Alan MUITO OBRIGADO pela contribuição,
      alias estou finalizando um trabalho e por isso não coloquei mais posts sobre o assunto, mas fique tranquilo em breve devo me aprofundar sobre essa area que voce sugeriu e vou continuar divulgando essas idéias que temos aqui no blog até virar REALIDADE!!!!
      OBRIGADO PELA VISITA E VAMOS CONTINUAR DIVULGANDO!!!!!!!

  12. Eduardo Lindenmeyer Says:

    Ontem li que a fifa espera que qualquer estadio que pretende sediar a copa de 2014 deverá começar suas obras em MARÇO de 2010!!
    TIC TAC TIC TAC TIC TAC!!

  13. Adriano Alvinegro SP Says:

    Amigos, vejam só como são as coisas. O Grêmio… é aquele mesmo time lá do Sul que pegou o Douglas agora está com um projeto em andamento para a arena deles. Vejam no link http://www.lancenet.com.br/gremio/noticias/10-02-27/708405.stm?futebol-arena-do-gremio-deve-sair-do-papel-em-julho . Fica a pergunta: POR QUE PARA MUITOS TIMES A ARENA É FÁCIL E PARA O CORINTHIANS PARECE SER IMPOSSÍVEL??? SERÁ QUE NÓS SOMOS BURROS???

  14. LuizPrado Says:

    Fiquei impressionado com as buscas de locais, e suas considerações inteligentes que podem ser o primeiro passo para a construção de uma arena/multiuso pelo Timão. Areas do viaduto Pacheco Chaves, e da antiga Febem, bem como a do Anhembi , ou da Telefonica, e até a de Itaquera (sem custos).Faço votos que nossos comentários muito proveitosos cheguem aos ouvidos do querido Andres Sanchez, e vou além que se bem administrado por um banco que já é nosso parceiro, no caso o Panamericano, é só abrir uma conta para conseguir fundos para a construção da arena, seria um enorme sucesso. CAMPANHA FIELSÃO JÁ., . Abraços

  15. josuesbf Says:

    É SÓ QUERER QUE FAZ….

  16. Mauro Says:

    Existe uma conversa correndo no maior sigilo sobre uma negociação com o Playcenter para a construção do estádio onde está esse parque de diversões, com recursos de um grupo russo.

    • josuesbf Says:

      Olá Mauro, realmente existe essa historia sim…vamos torcer e aguardar, em breve novidades….
      Obrigado pela visita!!!

  17. Mauro Says:

    Descobri seu blog através do blog do silvio que descobri não me lembro como…, mas o que eu quero dizer é que o Andrés está escondendo alguma coisa que ele só vai anunciar no segundo semestre, tem muitos projetos estão em discussão e o silêncio a respeito do assunto é muito grande, o duro é aguentar a ansiedade até lá. Um abraçõ e parabéns pelo blog.

  18. Deivison Says:

    Josue, bom dia !!

    Realmente esse terreno ao lado do viaduto pacheco chaves no vila prudente, é muito grande e seria uma opção interessante para construção do novo estadio., passo em frente todos os dias, e perto tem o expresso tiradentes e ja esta em obras a passagem do metro a mais ou menos 5min.

    • josuesbf Says:

      Olá Deivison, obrigado pela visita, além de tudo é um lugar de fácil acesso, do centro da cidade leva uns 20 minutos!!!
      ABRAÇO…

  19. estevam Says:

    O terreno da telefonica foi comprado pela construtora Tecnisa em 2007.

    • josuesbf Says:

      Olá Estevan, obrigado pela visita.
      Realmente voce tem razão, dizem até que irão construir um conjunto de prédios
      no local, MAS ATÉ AGORA NADA!!!
      ABRAÇO.

  20. Márcia Souza Says:

    Eu acho que a torcida do corinthias já passou da hora de ter o seu próprio estádio não importa que região fica pó que se for para a copa de 2014 a prefeitura tem mais rápido de fazer uma linha do metro para região do estádio como a linha 17 ouro que aeroporto de congonhas estádio morumbi

    • josuesbf Says:

      Oi Marcia, concordo com esta história do metro, alem disso os caras lá do bairro do morumbi nem querem este tal monotrilho, falarei mais sobre isto nos proximos posts…

Deixe um comentário