O Mito do Elefante Branco

nova la bombonera foto:ole.com.ar

Sempre ouvi falar e li também a respeito dessa história de se caso São Paulo tivesse outro estádio com grande capacidade teremos um elefante branco, ou seja, uma arena que pouco será usada e poucas vezes no ano ficará lotada, nunca acreditei nisso, mas na minha humilde opinião isso tem algumas explicações bem lógicas.

Bom vamos analisar um pouco: O único estádio com capacidade acima de 60 mil pessoas em nossa cidade é o Morumbi, ou seja,  quando temos um grande evento, onde necessariamente ele tem que ser realizado?

Resposta simples, não existe outro local,  na verdade é quase um monopólio e todos os grandes shows, eventos e jogos sempre ficaram refém do estádio da Vila Sonia.

Com a realização da COPA 2014 aqui no Brasil também estamos ouvindo que existe um lobby para se fazer um novo estádio e que seria doado ao TIMÃO, se existe, também temos um outro lobby ainda maior para que não seja construído nada maior que o Morumbi, pois se isso ocorrer teremos a temida concorrência, apesar que sinceramente creio que temos demanda de jogos e eventos para todos os estádio na capital paulistana.

 Outra coisa, que alias é a mais importante é que temos 4 times com torcidas enormes em nossa cidade, coisa que por si só já gera uma demanda de estádios por aqui.

Ouço alguns profissionais da imprensa tricolor fazerem discursos inflamados defendendo a não construção de uma nova arena na cidade, mas isso nunca me convenceu, além de com esse discurso eles estão querendo atrasar a modernização das praças esportivas que eles também freqüentam.

 Conclusão: Na minha humilde opinião essa história de que caso se construa um novo estádio na cidade ele virará um elefante branco é uma grande balela.Mas como exemplo prático daquilo que digo deixo uma reflexão a respeito do que será feito em La Bombonera ,a foto acima é do novo projeto, que naquele pequeno espaço que o estádio  foi construído cabem 49 mil pessoas apertadas e que a partir de 2011 com a revitalização do estádio caberão 56 mil, só que todos sentados e conforme os padrões da FIFA, sem contar que no mesmo espaço físico de terreno, e tenho certeza que se houvesse como, a direção do BOCA JUNIORS iria ampliar mais ainda sua arena.

Impossível não comparar esse exemplo de La Bombonera a nossa Fazendinha, quem sabe mirando nesse exemplo podemos derrubar o Mito do Elefante Branco e modernizar nossa casa de fato. VOCES NÃO ACHAM??????

9 Respostas to “O Mito do Elefante Branco”

  1. rios Says:

    ELEFANTE TRICOLOR já existe porque o estadio da Vila Soninha so vê publico de verdade quando o timão ia jogar la se for ver que lá so tem de 2 jogos em media por semana dão mais ou menos puxando muito para cima 50 jogos ano com mais 3 shows de rock por ano o estadio dos caras não fica ocupado 100 dias por ano e deve ter um publico medio (graças aos Shows) de 45mil pessoas kkk o timão nos piores momentos de crise levava no pacaembu em media de 15 a 20mil pessoas ja fui a jogos do timão quarta-feira a noite com uma chuva dos diabos com o Guarani outra vez contra o novo horizontino com 28 mil pessoas o que quero dizer é que para o timão não existe elefante branco em nossa casa(arena) com o planejamento correto na pior das hipoteses um jogo de futsal tera 15 mil pessoas claro isso se a diretoria fizer algo viavel e inteligente para ganhar no volume e a medio prazo

    • josuesbf Says:

      É isso aí….essa história de Elefante Branco é coisa de jornalista que faz lobby
      pro Morumbi na Copa e fora se realmente fizermos nossa casa moderna e num lugar
      acessivel nos tornaremos concorrente deles nos principais eventos da cidade, tipo megashow
      de rock e eles não querem perder essa boquinha…..temos que nos organizar internamente e por em prática uma das
      “15” propostas que o Andrés diz ter…
      ABRAÇO….

  2. Douglas Says:

    Acho isso também um grande mito. Uma arena na cidade seria muito usada.
    Basta ver que no Anhembi, a fila ja se estende por vários meses. Felizmente, nesta cidade, qualquer evento é sinônimo de sucesso.

    Uma pena a diretoria não pensar assim.

    Será que em Itaquera seria tão caro assim construimros nosso estádio ? Será que isso não seria uma valorização na área ? Como que em conjunto com alguma faculdade no mesmo local ? Ou até mesmo alguma empresa de telemarketing ?

    Acredito que o estácionamento seria usado diariamente. Sem contar o uso para eventos “não-futebol”.

    Será que pelo amor de Deus, não temos contatos com empresários sérios para se conseguir isso ?

    Ah se eu ganho esse premio da mega-sena !!!

    • josuesbf Says:

      Temos empresários sérios sim….e não tão sérios também…..
      TEMOS QUE FAZER A MELHOR ESCOLHA EM RELAÇÃO A ISSO….
      pois senão começa aquela história que o dinheiro é da mafia russa, do kia, do bingo da igreja…..
      ABRAÇO…

  3. João Roberto Says:

    O problema é que todos que passaram pela direção do Timão tambem acreditaram nesta midia tricolor.

    O CORINTHIANS NUNCA TERÁ UM ELEFANTE BRANCO , POIS TEM TORCIDA DE VERDADE, NÃO É FABRICADA PELA MIDIA.

    ACORDA DIRETORIA !!

    Josué, Precisa fazer estes seus comentarios chegarem na diretoria do Timão.

    Voce disse que em breve teremos novidades… espero que seja logo….

    • josuesbf Says:

      Olá Beto, TUDO BEM????
      Voce tem razão, acho que alguns lá no TIMÃO acreditam nisso aí mesmo, mas
      como te falei estou rezando pra vir coisa boa por aí, até porque a tal concessão do pacaembu está devagar e
      quase parando, o Rosenberg disse que se não houvesse resposta em 3 meses, até ele desistiria e buscariamos novos
      rumos, então….3 meses já foram!!!! Tá na hora de esquecer essa história…
      Quanto a fazer os comentários chegarem a diretoria do TIMÃO não sei como fazer isto,
      mas esperam que se lerem aquilo que comentamos por aqui, saibam que não somos simplesmente “corneteiros”´…. e que dêem a atenção necessária para o tema “estádio”, sinceramente gostaria muito de poder ajudar a viabilizar o nosso sonho da casa própria, independentemente de posição politica dentro do clube, COISA QUE EU NEM SEI DIREITO COMO FUNCIONA LÁ DENTRO, pois isso é o que menos importa, o que é importante é o CORINTHIANS!!!!!!
      ABRAÇO!!!!

  4. Fabio Says:

    Na boa, nestes últimos 100 anos, o que tem nos impedido de construir um estádio? Sinceramente, estou de saco cheio dessa conversa mole.

  5. James Says:

    Vocês são uma vergonha para a cidade e os cidadãos de São Paulo.

    Já foi constatado:
    É muito, mas muito melhor para a nossa sociedade que se reforme um estádio já pronto e que não é um elefante branco há muito tempo – haja vista a enorme quantidade de eventos, shows e jogos de futebol que acontecem no Estádio Cícero Pompeu de Toledo.
    E o melhor, o dinheiro a ser investido no Morumbi não será público.
    Nenhum centavo.
    Todo o investimento nos estádio será pago pelo São Paulo Futebol Clube, seja por meio de empréstimos, acordos de patrocínio ou arrendamentos variados.
    As despesas governamentais serão as reformas a serem feitas no entorno do Morumbi, que já estavam – repito – já estavam previstas.

    Agora, pelo outro lado, a construção de um novo estádio, do porte e beleza da cidade de São Paulo, seria um gigantesco caminhão de dinheiro.
    Além da verba para a construção deste estádio imaginário, teria de se construir toda uma estrutura, não prevista, ao seu redor. Isto seria extraordinariamente caro, já que, devido ao tamanho e grande ocupação de construções da cidade de São Paulo, o estádio fictício teria de ser construído em um terreno bem distante das estruturas de transporte, hospitais e linhas de comunicação.
    Por fim, esse estádio ou terminaria por ser um enorme elefante branco – já que o Morumbi é a casa de shows oficial da cidade e o Corinthians utiliza o Pacaembu – ou, no caso do Corinthians passar a mandar seus jogos lá, terminaria por fazer do nosso fantástico e histórico Pacaembu um elefante branco. Aliás, na hipótese maluca disto acontecer, seria um baita prensentaço pro Conrinthians, que passaria a ter um estádio de primeiro mundo para mandar seus jogos e, o melhor – ou pior – quase de graça, o que – muito pior ainda – não devolveria praticamente nenhum centavo investido para a nossa sociedade.

    E então? Vão continuar com esta campanha ridícula – que só prejudica a nossa cidade – em prol de “rivalidades clubísticas” ou falta de conhecimento da situação; ou então irão tomar vergonha na cara?

    Contra os fatos não há argumentos.

    Morumbi 2014, eu apoio!

    Abraço a todos os Paulistanos e Paulistas de Verdade.

    • josuesbf Says:

      Olá James, primeiro obrigado pela visita, é legal saber que torcemos por clubes diferentes, mas
      nada impede de discutirmos pontos de vistas diferentes, sinceramente não consigo concordar com voce.
      Primeiramente em relação ao fato do SP conseguir investidores particulares para a reforma do estádio, pois até agora não existe nenhum, o que existe é uma negativa do BNDES para empréstimo diretamente ao clube, querem intermediarios e garantias, em relação a obras do entorno creio que é uma situação vergonhosa, pois querem desapropiar uma praça pública e transforma-la em estacionamento, até aí ainda vai….mas o que é triste é saber também que querem fazer o tal monotrilho ligando o aeroporto ao estádio, uma obra que não beneficiará a população e nem estava prevista como voce disse, o que estava previsto era o Metro, que alias o J.J. presidente do SP estava tentando mudar o caminho da obra para que a estação ficasse mais proxima do estadio, até agora não conseguiu….
      Além disso temos a situação do esgoto que o SP não canalizava de forma adequada e ganhou de “presente”uma obra para correção do problema, ou seja, politicamente o SP é muito forte, existem pessoas que beneficiam o seu clube pois estão estrategicamente no local certo, um exemplo prático é o secretario municipal de transportes que é um dos mentores da historia do monotrilho, alias creio que para a cidade tal obra não tem prioridade, creio que com o tal dinheiro poderiamos fazer algo melhor no JARDIM ROMANO….voce não acha????
      Mas tirando toda essa parte politica da história, como coloquei no post que realmente nossa cidade absorve tranquilamente um novo estádio, até porque hoje em dia, chamam de arena-multiuso pois os estádio são usados realmente para todo o tipo de evento e como moramos numa cidade onde são quase 10.000 eventos por ano com certeza qualquer espaço novo que se abra é bem vindo. Te dou exemplo do sambodromo que quando foi feito tivemos uma série de críticas, hoje temos uma série de eventos o ano inteiro por lá, desde micareta a feiras de carros antigos, e quer mais do que a Formula Indy??? Alias uma ÓTIMA iniciativa….
      Enfim, espero que não fique chateado, mas minha opinião é essa, não tenho nada contra o seu clube e a idéia do blog não é fazer campanha contra o Morumbi, o objetivo aqui é multiplicar e concretizar a idéia do estádio próprio pro TIMÃO,
      independentemente de Copa do Mundo, então é isso, não me considero dono da verdade, mas falar que o SP tem prioridade pois já tem o estádio não me convence até mesmo porque o poder público gastara o suficiente para fazer muita obra importante para a cidade ou até mesmo um valor maior para “ajeitar” o entorno do estádio e só pra finalizar, me diga qual o legado que a cidade terá com essa escolha do morumbi, PARA A POPULAÇÃO…QUASE NADA…NÃO É VERDADE???
      ABRAÇO…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: