Arena da Fonte. Será que é tão caro construir ou reformar um estádio???

arena da fonte 1

Olá rapaziada, é incrível como as coisas em nosso país são estranhas, sempre ouvi minha vida inteira que a construção ou reforma de estádios exigem investimentos altíssimos por causa disso e daquilo e tivemos a comprovação de que é possível fazer algo de qualidade sem um custo absurdo, a Arena da Fonte da Ferroviária é nosso maior exemplo, lógico que para o Timão, um estádio para 20 mil pessoas não serve, pois nossa demanda é para um estádio para 60 mil pessoas aproximadamente na minha opinião, mas o importante nesse caso é comparar alguns números e ver que talvez precisemos bem menos investimentos do que dizem por aí.

O estádio foi reformado pelo custo aproximado de 28 milhões de Reais para 20 mil pessoas, o Bezerrão por exemplo, consumiu aproximadamente 50 milhões para 20 mil pessoas só para a reforma e sabemos que em Brasília ele será um estádio quase inútil, o que chama a atenção é  que além da reforma está previsto a ampliação de um shopping próximo ao estádio, bem como a construção de um hotel e ainda mais duas torres que serão escritórios ou aptos residenciais, ou seja, além da nova arena que atende todas as exigências da FIFA e que atenderá os eventos da região, haverá a geração de empregos com a construção do novo shopping, bem como a revitalização da região, provavelmente valorizando os imóveis e o comércio local, o mais incrível é que a verba para a construção foi emprestada do governo federal, através do PAC, ou seja, é possível fazer algo barato mesmo contando com a participação governamental.

Enfim,  fica a lição dada pela prefeitura de Araraquara, o bom exemplo que deve ser seguido por nós Corinthianos, o que me chamou a atenção é que quando da conclusão do projeto todo, incluindo o shopping, o hotel e as duas torres teremos de fato a melhoria da região, bem como o mais importante, que é a geração de empregos, a melhoria do comércio e serviços da região, outro fator positivo é a modernização do estádio, o que faz com que o torcedor seja recebido de forma decente e principalmente com mais segurança,voltando para a nossa realidade, seria muito interessante um projeto como esse na zona leste da cidade por exemplo, pois é uma região que cresce a cada dia e não tem algo parecido ainda, isso sem contar que  o projeto poderia ser atrelados outros serviços, como um Hipermercado ou Centro de Convenções por exemplo, existem locais disponíveis para isso, o que basta é atrair  investidores.  Será que temos que ter 350 milhões para fazer um estádio??? e mais: Será que a  ZONA LESTE não merece um projeto assim por exemplo???

9 Respostas to “Arena da Fonte. Será que é tão caro construir ou reformar um estádio???”

  1. João Roberto Says:

    Somente nós, torcedores que vemos estas coisas…..

    A DIRETORIA DO CORINTHIANS TEM PROBLEMA DE CEGUEIRA !!!

    NUNCA ENXERGAM NADA VIÁVEL AO CLUBE….. SOMENTE AOS PROPRIOS BOLSOS…

    É REVOLTANTE !!!!

  2. NEWTINHO10 Says:

    galera esse é o momento! o BNDES vai disponibilizar até 400 milhoes por estadio q participar da copa.. seja para reformar, seja para construir, com 3 anos de carência e o prazo de 12 anos para o pagamento, a juros muito menores!! E temos (acho) ate aquele R$ 100 milhoes de investidores q era pra reformar o pacaembu… Caramba com 500 milhoes da pra fazer um puta caldeiraooo!! Naquele projeto de estadio do grupo Advento (itaquera) eles iam lucrar ficando por 10 anos com o dinheiro de camarotes, etc… Mas conforme os calculos, o grupo advento recuperaria todo o dinheiro investido em 4 anoss!! Foi por isso q o Rosenberg disse (e com razao) : “Pq precisamos de um parceiro se o estádio será construído basicamente com o dinheiro da venda de cativas e camarotes?” Podemos ate fazer como na ARENA DA BAIXADA, construindo uma parte da arquibancada e a gente colamborando lotando essa parte, construindo outra e lontando sempre e assim por diante.. poderiamos enfim ter nossa casa!!

    Vaai curinthia!!!

    • josuesbf Says:

      Concordo…creio que devamos fazer uma pressão caso consigam a liberação de crédito para reformarem o Morumbi por exemplo, cansamos de ficar para trás….
      Abraço

  3. Lucas Says:

    Fazer um estádio não é algo tão caro como se pensa,caro fica estádio público,mas isso são por outros motivos.

    Um erro pra se chegar em valores é fazer comparações com estádios Europeus,se o Veltins Arena custou cerca de 190 milhões de Euros, concluem que para se fazer um estádio igual no Brasil é só passarem o Valor de Euro pra Real, isso é errado,uma pq a mão-de-obra aqui é mais barata…cimento,pedra,areia…tudo isso tb é mais barato aqui…o que ferra mesmo a construção no Brasil é o aço.

    Vc citou a Fonte Luminosa, citarei mais dois.

    A Arena da Baixada teve um custo até agora de 30 milhões de dólares e pra reforma pra Copa eles estimam gastar mais 130 milhões de reais.

    O novo estádio do Independiente terá um custo de 30 milhões de dólares com uma capacidade pra 45 mil pessoas. Construíram esse estádio com a venda de dois jogadores,o Aguero e mais um goleiro deles.

    Resumindo,se já tiver um terreno,com uns 200 milhões de reais dá pra se fazer um belo estádio pra umas 60 mil pessoas…talvez não do nível de Copa do Mundo, mas dá pra fazer algo legal sim.

    Projeto do novo Estádio do Independiente – custo estimado de 30 milhões de dólares


    .
    Projeto da Arena da Baixada – custo estimado de 180 milhões de reais (50 milhões pra construção e mais 130 pro projeto pra Copa)

  4. Álvaro de Campos Says:

    Esse tipo de estádio você pode descartar da sua pesquisa. São estádio muito simples, incrivelmente inferiores ao Pacaembu. Nem área de imprensa razoável tem (e o Timão precisa de uma área muito grande).

    Hoje, a lógica econômica é mais perversa: o que se quer são estádios prontos para camarotes. áreas vips e tv. Isso é que dá retorno.

    O caminho é o estádio público, gerido por entidade independente.

    • josuesbf Says:

      Olá Alvaro, realmente é bem simples o exemplo da Arena da Fonte e voce tem razão quanto
      a lógica economica atual e sou ainda mais contundente, acho que além de tudo que voce falou
      devem-se criar varios empreendimentos no entorno do estádio para viabiliza-lo, coisas do tipo shopping center, hipermercado e outras coisas mais….
      MAS O PROBLEMA É QUE APESAR DA ARENA DA FERROVIARIA SER SIMPLES….
      NEM UM PROJETO ASSIM NÓS TEMOS…ISSO QUE É TRISTE….

  5. Samuel Says:

    Olá amigo, beleza?

    Bela iniciativa. Muito bom seu blog.

    Fico feliz e ao mesmo tempo triste quando vejo iniciativas como essa.

    Feliz em ver que a Fiel não desiste dos sonhos,e principalmente, que a Fiel tem visão maior que qualquer outra torcida e qualquer dirigente.

    Fico triste por constatar que só nós nos preoupamos com os assuntos que envolvem o Timão. Só nós pensamos com o coração, mas também estratégicamente.

    Só nós vemos que aceitar o arrendamento do Pacaembu é enterrar de vez nossa possibilidade de ter uma casa própria, e o pior, é mais uma vez colaborar de forma decisiva para o fortalecimento do SPFW, time mais sujo do planeta e que só é grande hoje por nossa causa.

    Se nos anos 70 tivessemos feito nosso estádio, o morumbi já estaria no chão a muito tempo.

    Mas ao contrário, cada vez mais damos força para eles. Vão reformar o elefantão com mais de 400 milhões de dinheiro público e nós não fazemos nada. Ou melhor, capaz da diretoria ir lá e jogar a “pedra fundamental” da reforma.

    Bom, mas o importante é não desistirmos. Quem sabe um dia teremos uma diretoria a nossa altura. Eu apoiei o Sanches, gostava das idéias do Rosenberg, mas agora estou vendo que o máximo de contribuição que eles podiam dar já deram, que foi trazer o time de volta da série b e fazer umas campanhas legaizinhas de marketing.

    Nada mais.

    Vou adicionar um link do seu blog lá no meu. Visite http://www.timaoblogfiel.blogspot.com

    Valeu!

    • josuesbf Says:

      Olá Samuel, obrigado pelas palavras!
      Concordo com voce, realmente não dá pra engolir essa história de que não temos a nossa casa e o pior é ver nosso presidente apoiando a reforma do estadio dos rivais com dinheiro público, assim como voce acho que o Andrés tem méritos, o nosso marketing hoje é o melhor do Brasil, mas nesse assunto estádio, fico decepcionado com a vagareza e a falta de ousadia do Andrés, as vezes parece que ele tem medo de alguma coisa, MAS A IDÉIA É USAR A NET PARA QUE O CORINTIANO SE CONSCIENTIZE QUE CHEGOU A HORA DE TERMOS NOSSA CASA!!! E DEVEMOS BUSCAR E EXIGIR ISSO!!!
      ABRAÇO!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: